URESERRA COM SUSTENTABILIDADE NA RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Serra produz muitos resíduos sólidos em forma de entulho. A Secretaria de Serviços, através do Secretário Guto Lorenzoni, sempre recolhe os resíduos nos bairros, através de uma empresa contratada. Esse entulho é destinado ao aterro sanitário da Marca Ambiental, a um custo elevado para o município. Tanto é verdade, que o Secretário de Serviços reiteradas vezes usou os meios de comunicação para alertar sobre as punições a que estão sujeitos empresas e pessoas que não dão a destinação correta ao entulho que geram, seja numa reforma ou construção em alvenaria. Guto Lorenzoni justifica sua preocupação na grande fatia do Orçamento Municipal que é destinada a esse serviço de coleta, além da destinação em local também pago pela prefeitura. Verbas que poderiam beneficiar a educação, saúde e segurança na Serra.
Mas existe uma forma inteligente e sustentável na destinação do entulho. Próximo à Marca Ambiental tem uma empresa chamada Ureserra, que recicla entulho de algumas construtoras de visão inovadora, até mesmo a Vale aderiu á parceria de responsabilidade socioambiental com esse empreendedor. Em breve, outras empresas de porte no município, também vão chegar ao nível de evolução na destinação sustentável de resíduos sólidos. A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Serviços estuda a possibilidade de aderir a essa concepção do entulho, não mais como um problema social, mas como uma fonte de renda a partir da reutilização dos diversos recicláveis que são descartadas no meio ambiente, poluindo a cidade e gerando despesas vultosas à Prefeitura. Nesse sentido já existe um projeto de outra Secretaria, envolvendo associações de coletores de recicláveis apoiadas pela Prefeitura da Serra e Fundação Banco do Brasil.
Com o apoio técnico da Prefeitura da Serra, os catadores de material reciclável do município vão receber recursos da Fundação Banco do Brasil para compra de material para suas associações, equipamentos e veículo para a realização de seus trabalhos.
O convênio para repasse destes recursos – R$ 150 mil – foi assinado na sede da Abrasol, em Planalto Serrano, no dia 28 de julho, e está beneficiando os catadores integrantes da Abrasol (Planalto Serrano), Recuperlixo (Jardim Carapina) e Amarvila (Vila Nova de Colares).
O projeto apresentado à fundação foi preparado pela diretora do Departamento de Economia Solidária e Associativismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Rogéria Gomes Ramos, que deu assessoria técnica para as associações. “Nós apresentamos o projeto, que foi aprovado e agora as associações colhem os frutos”, explicou.
Segundo ela, com o repasse dos recursos provenientes do convênio, as associações de catadores poderão comprar, além do veículo, equipamentos como: prensa, trituradores de vidros e materiais para as suas sedes, além de computadores, louças, cadeiras e armários.
O Secretário de Serviço Guto Lorenzoni, em sintonia com o discurso do partido do Prefeito Audifax, Rede Sustentabilidade, também deseja o sucesso de empreendimentos que reutilizam ou reciclam materiais descartados no meio ambiente. Tivemos uma conversa sobre esse tema, que entrou na pauta do Blog Folha Serra.

A Ureserra além de reciclar resíduos sólidos, faz a reciclagem de vidas degradadas pela ação da violência. Seres humanos que erraram, cometeram crimes, estão cumprindo o final de suas penas e precisam dessa reinserção na sociedade. São exemplos de empreendedorismo de impactos sociais sustentáveis e positivos como esses, que dão sentido à vida. Tanto as associações de coletores de material reciclável, quanto a Ureserra merecem o reconhecimento de todos nós serranos.

CONHEÇA A ARTMEC SOLUÇÕES EM METAL MECÂNICA

     Na rigidez do aço, a sutil criatividade inovadora que o transforma em soluções das mais exigentes demandas do mercado nacional. O aço é um dos principais componentes de quase todos os segmentos da indústria metal mecânica. Matéria prima de quase tudo que nós da ARTMEC produzimos. Nosso diferencial é a qualidade prevista na normatização dos procedimentos. Nossa capacidade técnica exemplificada na frase: “o que você imaginar a gente realiza”. A partir de um croqui a gente registra sua demanda, nosso projetista coloca em perspectiva 3D a planta da obra a ser executada e você visualiza cada detalhe virtualmente sem erros. 

Assim todas as possíveis dúvidas são sanadas e o sistema fica completamente seguro e sem contratempos. A montagem leva em conta rígidos padrões de procedimento técnico eliminando falhas humanas, que podem acontecer no momento de execução do projeto.


O trabalho com aço evolui, como ocorreu em tantos outros segmentos. A qualidade do aço é avaliada por meio dos seus componentes químicos e propriedades mecânicas. O aço passa por diversos processos de refinamento ou mesmo blindagem, para garantir requisitos fundamentais de segurança e qualidade, em conformidade com as normas brasileiras para o setor. Com a ARTMEC, ao exemplo do aço, aconteceu a mesma evolução. A expertise da nossa empresa veio das experiências em outros empreendimentos nos 18 anos de seu funcionamento. Hoje somos uma empresa sólida que compartilha mercado com gigantes do setor. Estamos situados na Serra, no estado do Espírito Santo, com espaço próprio de 2.000 m² para expansão. Operando atualmente em área construída de 600,00 m², destinadas aos projetos metal mecânicos, além de manutenção elétrica, automação, usinagem, fabricação industrial, caldeiraria, pintura de equipamentos, alpinismo, além de extenso Know-How nos serviços de montagem de equipamentos elétricos e execução de projetos especiais, das indústrias e construção civil.

FUCAPE O MELHOR EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE DO ESTADO

Eu gostei demais da missão sustentável dessa faculdade: “FUCAPE será a primeira faculdade 120% sustentável do Brasil”. Uma matéria public...